top of page
Buscar

Governo aumenta imposto de cabos e fibras ópticas em 35%





O governo anunciou o aumento da tarifa de importação incidente sobre cabos de fibra óptica e fibras ópticas para a produção de cabos. A medida, publicada recentemente, estará em vigor pelos próximos seis meses e estabelece um reajuste nas alíquotas de 11,2% e 9,6% para 35%, em ambos os casos.


A nova tributação já foi adicionada nesta sexta-feira, 18/10, à Lista de Exceções de Bens de Informática e Telecomunicações e Bens de Capital (LEBIT/BK), conforme decisão do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior, subordinada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Esse aumento temporário na tarifa de importação de fibra óptica atende a uma solicitação da Prysmian, que possui fabricação local de cabos, pré-formas e fibras, e vem como resposta ao processo antidumping aberto contra as importações oriundas da China.


Indústria Nacional de Fibra Óptica Ganha Reforço com Aumento na Tarifa de Importação


Em comunicado à imprensa, a fabricante Prysmian afirmou que o aumento da tarifa de importação para cabos e fibras ópticas reforça a soberania da indústria nacional. “Há mais de 40 anos, a Prysmian desenvolve um extenso trabalho local de P&D no mercado de telecom, baseada no que hoje é a única fábrica completa de fibra óptica da América Latina, sediada em Sorocaba-SP. Reafirmamos o compromisso de continuar a desenvolver inovações feitas por e para brasileiros,” declarou a empresa.


A Prysmian destacou que a decisão do governo alinha-se com as metas de transição energética e digital do Brasil, e acredita que a medida poderá atrair novos players para o mercado nacional.




Comments


bottom of page